quinta-feira, outubro 4

Verbo de ação ou de ligação?

Verbo de ao ou de ligao?
O que determina se um verbo é de ação ou de ligação é o contexto
Por certo que os verbos de ação, bem como os de ligação, não representam nenhuma novidade para você, não é verdade?
Pois bem, os de ligação, como você pôde conferir por meio do texto “Verbos de ligação”, são aqueles que indicam estado, modo de ser do sujeito.
Relembrados esses conceitos, gostaríamos que você soubesse que um mesmo verbo pode ser ora de ligação, ora de ação. Sabe o que irá determinar se um ou se outro? Você já ouviu falar sobre a palavrinha contexto?
Caso não, saiba que se refere à situação, à circunstância em que é expressa uma determinada oração, uma determinada situação comunicativa. Assim, de modo a reconhecermos de forma adequada se um verbo é de ligação ou de ação, analisemos juntos os seguintes exemplos:
Um mesmo verbo pode ser de ao ou de ligao, dependendo do contexto
Mamãe virou uma fera.
Aqui temos um estado de ser da mamãe, ou seja, referindo-se ao modo como ela se apresentou diante de uma determinada situação. Dessa forma, dizemos que o verbo é de ligação.
O cãozinho virou a mesa.
Obviamente que aqui se trata de uma ação realizada pelo cãozinho. Assim, afirmamos que se trata de um verbo de ação.







OBRIGADO(A) EU ou VOCÊ?

Obrigado eu? Obrigado voc?
Ao responder um agradecimento você deve dizer obrigado eu, e não obrigado você
Dizer obrigado (no caso de a pessoa ser homem) ou obrigada (no caso de a pessoa ser mulher) revela uma das muitas formas de demonstrar educação, gentileza, respeito, cordialidade, enfim, tantas são as características que se tornaria até difícil descrevê-las nesse momento.
Pois bem, quando você diz “obrigado (a)”, você nunca fala para si mesmo (a), mas sim para alguém, com o intuito de agradecer a essa pessoa por ela ter feito algo de positivo. Assim, como deverá ser a forma da qual ela se utilizará para responder ao seu agradecimento? Será obrigado (a) eu? Ou será obrigado (a) você?Se a pessoa disser “obrigado (a) você”,  a ideia que logo se tem é a de que esse alguém que faz o agradecimento é que fica na obrigação de fazer algo por você, dando a impressão de mando, ordem, de algo que “soa” ríspido, descortês, não é verdade?
Perceba como a situação se inverte se o discurso se manifestar por outra forma, representada agora por um simples “obrigado (a) eu”. Nesse caso, a pessoa que está respondendo ao agradecimento é que se sente na obrigação de fazer algo por você, que agradeceu.
Mas será que ainda há uma certa estranheza? Não se preocupe, pois existem outras formas, mais simples até, as quais farão o mesmo sentido e com certeza não causarão nenhuma dúvida, nenhuma incorreção, nesse momento tão importante entre duas pessoas.
Vrias so a formas de responder a algum que faz um agradecimento
POR NADA
NÃO HÁ DE QUÊ
DE NADA
EU QUE AGRADEÇO
Saiba que essas são formas adequadas de responder a alguém que lhe diz obrigado (a), ok?
http://www.escolakids.com/obrigado-eu-obrigado-voce.htm  - SAIBA MAIS!