sábado, agosto 25

Olha o gabarito, gente!


a)      Qual é o sujeito da oração “caiu só uma chuva fininha”?
UMA CHUVA FININHA       
b)      Quais as palavras que acompanham o núcleo do sujeito?
UMA, FININHA         
c)      A que classe gramatical pertencem as palavras que acompanham o núcleo do sujeito? Qual a função sintática de cada uma?
UMA – ARTIGO INDEFINIDO  -  ADJUNTO ADNOMINAL
FININHA – ADJETIVO -  ADJUNTO ADNOMINAL



1)    Circule os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir. (eu grifei)
1. Percorremos uma longa estrada de terra.

2.Poucos alunos vieram à nossa reunião.

3.O juiz expulsou três jogadores.

4.Aqueles alunos fizeram um ótimo trabalho.

5.Coloquem todos os livros sobre essa mesa.

6.A seleção ganhou uma taça de ouro.

7.O tempo chuvoso atrapalhou nosso festival de música.

8.Os atletas do Brasil disputaram essa competição olímpica.



2) Amplie as frases abaixo, criando adjuntos adnominais. Veja o exemplo:


A casa parece assombrada. A casa branca da praia parece assombrada.



a) Luis chegou. PESSOAL

____________________________________________
b) papai comprou um carro.  PESSOAL
______________________________________________
c) Telefonou à moça.  PESSOAL
_____________________________________________
d) Visitei o museu.  PESSOAL
______________________________________________
e) A mesa está quebrada.  PESSOAL
______________________________________________
f) O Avião decolou.  PESSOAL
_____________________________________________
g) A encomenda chegou. PESSOAL
_____________________________________________
h) A janela continua fechada.  PESSOAL
______________________________________________________

3) Identifique os adjuntos adnominais e indique com seta os núcleos a que se referem.
(COMPLICOU MINHA VIDA) Entenderam minha legenda?
a) Aquela avó elegante admirava seu pequeno e frágil neto.
b) Aquele par recente gostava de um bom futebol.
c) As crianças estranhavam o novo ambiente.
d) Seu velho pai vibrara com o neto forte e sadio.

4)    Escreva os adjuntos adnominais das orações a seguir nas linhas correspondentes à letra da questão.

a)    Esta pequena loja vende belíssimas joias. ESTA, PEQUENA, BELÍSSIMAS
____________________
b)   Aquela sandália branca é muito confortável. AQUELA, BRANCA, CONFORTÁVEL
__________________________
c)    Estas flores são lindas.  ESTAS, LINDAS    
__________________________
d)    Essas plantas de água criam pernilongos.  ESSAS, DE ÁGUA _________________________
e)     O sol da manhã é mais saudável.  O, DA MANHÃ, SAUDÁVEL ________________________


Considerei válido um resuminho para estudarem, aproveitem!

Predicado é o termo da oração que expressa algo sobre o sujeito. Em termos práticos, é aquilo que se diz do sujeito, quando este existe. Ora, se o predicado expressa algo sobre o sujeito, podemos dizer que: "tudo o que não for sujeito será predicado":
 • Minha irmã / perdeu a carteira.
 Identificando o Sujeito: Quem perdeu a carteira? Minha irmã.
 Portanto: perdeu a carteira é o predicado. 
Lembre-se: tudo o que não for sujeito será predicado. 
► Uma oração pode não ter o sujeito, mas sempre terá predicado. Porque se não houver o verbo, não haverá o sujeito, nem complementos, nem nada. 

TIPOS DE PREDICADO 

► Todo predicado tem um núcleo (uma palavra que contém a ideia principal). De acordo com o núcleo, o predicado se classifica em: 
Verbal – o núcleo é um verbo significativo, isto é, um verbo que indica uma "ação praticada pelo sujeito":
 • A moça / [ensinava] a meia dúzia de garotos. • O Aluno / [questionou] o professor 
► Os verbos significativos ensinar e questionar estão indicando a ação praticada pelo sujeito moça e aluno. 
Lembre-se: o predicado verbal tem sempre como núcleo um verbo de ação.

Nominal – o núcleo é o nome (substantivo, adjetivo, pronome). O verbo, neste caso, apenas liga o sujeito à palavra que o qualifica, ou seja, não expressa ação. Estes verbos recebem o nome de verbos de ligação:
 • Minha namorada / está atrasada. - Nós / ficamos alegres. • A novela / continua enfadonha.
► No predicado nominal, o verbo não tem tanta importância que podemos retirá-lo, sem haver perda significativa do entendimento: • A novela enfadonha / Nós alegres / Minha namorada atrasada. 
São verbos de ligação: Ser, Estar, Permanecer, Ficar, Continuar, Andar, Parecer, Tornar-se, etc. 

Verbo-Nominal – apresenta dois núcleos: um formado por um verbo que expressa ação (significativo) e outro, por um ou mais nomes que indicam uma qualidade ou estado do sujeito ou do objeto. É uma construção sintética que funde duas orações:
• Elas /agora viajarão (ação) sozinhas (estado).
► Ou seja: Elas agora viajarão. (pv) / Elas estão sozinhas. (pn) • A velha / voltou (ação) para casa (OI) tranquila (estado).
► Ou seja: A velha voltou para casa. (pv) / A velha estava tranquila. (pn)

AMORES, MAIS ALGUMAS ATIVIDADES DE REVISÃO. SIGAM O LINK PARA ACESSAR O GABARITO, OK?


Identifique e Classifique o Predicado:
01. José chegou cansado.
02. O espetáculo foi emocionante.
03. Chove bastante na minha região.
04. O professor já corrigiu as provas.
05. Prenderam o ladrão.
06. Monica é muito simpática.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Você acha minha caneta feia?
10. Os excursionistas chegaram cansados.
11. Bateram à porta.
12. Estava irritado com as brincadeiras.
13. Compareceram todos atrasados à reunião.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. Foi muito difícil a última questão.
16. Cresceram  aquelas árvores.
17. O ônibus saiu atrasado.
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.
21. Todos ficaram quietos.
22. Magda abriu o pacote, surpresa.
23. O filme é impróprio a menores de 18 anos.
24. A taxa de mortalidade infantil está elevada.
25. A chuva caia fina.
26. Choveu garrafa vazia lá de cima.
27. Trovejou muito.
28. Ele criou um bom enredo para a história.
29. Jovens optam por uma vida mais saudável.
30. O eclipse total do sol começa às oito horas.
31. O cão uivava triste ao luar.
32. Nesse instante um forte trovão abalou os ares.
33. A História é a mestra da vida.
34. A despedida deixava a mãe aflita.
35. Jorge aceitou o trato.
36. Belíssimo realmente é o seu apartamento.
37. As doenças e as guerras ceifam milhares de vida.
38. O menino abriu a porta ansioso.
39. Raros são os verdadeiros líderes.
40. Marta entrou séria.
41. Os alunos saíram da aula alegres.
42. Choviam flores do helicóptero.
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.
44. Ele trovejava impropérios sobre a turba.
45. Quebraram a lanterna do meu carro.
46. Subitamente, pararam todos.
47. Estavam com fome.
48. Aproximou-se então uma menina.
49. Soou na escuridão uma pancada seca.
50. A criança entrou no quarto feliz. ®Sérgio.
Para acessar ao gabaritoclique Aqui!
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2874778
____________________
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a visita e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!
Ricardo Sérgio

quarta-feira, agosto 22

Review, Guys!


ATIVIDADES DE REVISÃO – 9º ANO




Fill in the gaps with the correct verb tense of the verbs in brackets. Make sure you the sentence is a first type conditional sentence.

   1.     If you  HELP (help) me, I WILL HELP  (help) you.
   2.    If they ____________ (catch) the bus, they ___________ (arrive) on time.
   3.    If my parents _____________ (support) me, I ___________ (be) a better person.
   4.    If it _____________ (rain), I ____________ (get) wet.
   5.    Sally and Elizabeth ____________ (go) out tonight if their parents ____________ (allow) it.
   6.    They ___________ (visit) Eiffel Tower if they __________ (go) to France.
   7.    If I ___________ (pass) the year, my parents _____________ (give) me a gift.
   8.    If I ____________ (not/pass) the year, my parents ______________ (be) very disappointed.
   9.    If the cable TV ______________ (not/work), we ____________ (rent) a DVD.
  10.  If the baby _______________ (not/eat), we ______________ (see) the doctor.
  11.   If the T-shirt ________________ (suit) me, I _______________ (buy) it.
  12.  If you _________________ (continue) on a diet, you _________________ (get) sick.
  13.  If you ________________ (be) a good listener, you _______________ (have) many friends.
  14.  If you _________________ (not/be) careful, you ________________ (spoil) the machine.
  15.  If she ______________ (not / be) careful, she ____________ (not/have) enough money left.
  16.  If you ___________ (get) enough sleep, you _____________ (feel) healthier.
  17.  My parents ____________ (give) me a hug, if I ______________ (arrive) home early.
  18.  If you _______________ (not/be) careful, you _______________ (fall).
  19.  If she _______________ (eat) that mayonnaise, she ________________ (be) sick.
  20. If they ______________ (not/behave), their parents ________________ (punish) them.
  21.  She ______________ (go) on a trip if she ______________ (have got) holidays in August.
  22. I ______________ (get) dehydrated if you _________________ (not/drink) more water.
  23. If it _____________ (be) too much heat, I _______________ (turn off) the air conditioning.
  24. You ______________ (understand) conditional sentences if you ______________ (practice) carefully.


domingo, agosto 19

               ATIVIDADES DE REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA.


1. "Um esparso tilintar de chocalhos e guizos morria pelas quebradas." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / simples.
b) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / composto.
c) Um esparso tilintar / simples.
d) Chocalhos e guizos / composto.

2. "Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?
a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito oculto.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.

3. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) Sujeito simples.
b) Sujeito oculto.
c) Oração sem sujeito.
d) Sujeito indeterminado.

4. "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
a) Sujeito indeterminado.
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.

5. Justifique por que o sujeito desta oração é oculto: "Não chores, meu filho."
a) Não é possível identificar o sujeito.
b) O sujeito é o próprio verbo.
c) O praticante da ação é "tu", mas não aparece grafado.
d) O sujeito está indeterminado.

6. Justifique porque o predicado desta oração é nominal: "Os olhos não estavam bem fechados."
a) O seu núcleo é um nome.
b) O seu núcleo é verbo intransitivo.
c) O seu núcleo é um verbo de ligação.
d) O núcleo nada tem a ver com o tipo do predicado.

7. Flores me são os teus lábios. Qual é o tipo de predicado desta oração?
a) Nominal.
b) Verbal.
c) Verbo-nominal.
d) Não há predicado.

8. O núcleo de um predicado nominal pode ser:
a) Adjetivo, substantivo, pronome substantivo, verbo, numeral.
b) Adjetivo, locução adjetiva, substantivo, palavra substantivada, pronome substantivo, numeral.
c) Adjetivo, locução adjetiva, pronome substantivo, palavra substantivada, verbo.
d) Adjetivo, substantivo,pronome substantivo, locução adjetiva, advérbio, numeral.

9. "Você virou pau de amarrar égua?" Qual a função sintática de "pau de amarrar égua"?
a) Sujeito indeterminado.
b) Predicativo do sujeito.
c) Predicativo do objeto.
d) Adjunto adnominal.

10. "Você virou pau de amarrar égua?" Justifique porque este predicado é nominal.
a) O seu núcleo é um substantivo.
b) O seu núcleo é uma locução adjetiva.
c) Locuções não podem ser núcleos de predicados.
d) O seu núcleo é um verbo de ligação.

Olha aí, amores, esta videoaula vai auxiliá-los na revisão pra prova.

O vídeo da música contém imagens da Olimpíada de Londres 2012 com sucesso. Achei o máximo!