quinta-feira, novembro 8

Filme: A corrente do bem.


Atividades sobre o filme “A Corrente do Bem”
imagePensar na escola como sendo um lugar que pode gerar uma transformação tão grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de um estudante é algo que nos parece longe demais, no entanto, o filme a "Corrente do Bem" parte dessa premissa, parece querer nos dizer que aquilo que nos parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.
A história do filme tem um grande mérito em seu currículo, já foi capaz de promover o surgimento nos Estados Unidos de um movimento assemelhado ao que foi apresentado nas telas, portanto, como dizemos na gíria, "moveu montanhas".
Vamos ao filme, trata-se da história de um garoto de 12 ou 13 anos, portanto um aluno de 7o Ano, com as aulas começando, em seu primeiro dia. Quando o garoto e seus colegas chegam a sala de aula, encontram o professor de geografia os aguardando, sentado em uma cadeira, a meditar sobre os pontos que pretende desenvolver nesse primeiro encontro com seus novos alunos. Quando todos estão sentados e instala-se um necessário silêncio, o professor inicia suas atividades apresentando-se e falando sobre os propósitos de seu curso e das dificuldades de se trabalhar com adolescentes; apesar de ter marcado o mapa na lousa em diversos pontos, o professor despreza o material e propõe uma atividade diferenciada, pergunta aos alunos sobre a possibilidade de desenvolvimento de um projeto, mas não um simples trabalho escolar, algo que vá além, que gere consequências, que provoque transformações.
Questões para debate em sala de aula:
No filme A CORRENTE DO BEM observe os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.
1.    As mazelas da sociedade
2.    O caminho de Trevor ao ir embora
3.    A violência e suas caras
4.    O tipo de escola em que Trevor estuda
5.    A mãe do garoto
6.    As atitudes de Trevor
7.    Desestrutura familiar
8.    Preconceito
9.    A fé em si e nos outros
Questões de Atividade Escrita:
1)    Comente as seguintes frases abaixo:
a)    " É só generosidade entre estranhos"
b)    "Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele significa para vocês agora."
2)    No seu ponto de vista:
a)    O que é um "pensador global"?
b)    O que o mundo quer de nós?
c)    Somos livres?
d)    Eu gosto do mundo que vejo?
e)    E se o mundo for uma grande decepção?
f)    Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?
g)    É o esforço que vale nota?
h)    "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?
i)    "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.


Observações:
- Trabalho escrito com as respostas dos enunciados 1 e 2;
- Pode ser individual ou em grupo de três participantes;
- Observar no trabalho letra legível, coordenação de ideias, pensamentos, grafia das palavras deve ser manuscrito;
- O trabalho deverá conter Capa, introdução, desenvolvimento do roteiro e conclusão.
- Utilize sempre que necessário a Gramática e o Dicionário.
Pratique e torne-se um poliglota em nossa língua.
Bom trabalho, amores!