Atividades sobre o filme “A Corrente do Bem”
Pensar na escola como sendo um lugar que pode gerar uma transformação tão grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de um estudante é algo que nos parece longe demais, no entanto, o filme a "Corrente do Bem" parte dessa premissa, parece querer nos dizer que aquilo que nos parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.A história do filme tem um grande mérito em seu currículo, já foi capaz de promover o surgimento nos Estados Unidos de um movimento assemelhado ao que foi apresentado nas telas, portanto, como dizemos na gíria, "moveu montanhas".
Vamos ao filme, trata-se da história de um garoto de 12 ou 13 anos, portanto um aluno de 7o Ano, com as aulas começando, em seu primeiro dia. Quando o garoto e seus colegas chegam a sala de aula, encontram o professor de geografia os aguardando, sentado em uma cadeira, a meditar sobre os pontos que pretende desenvolver nesse primeiro encontro com seus novos alunos. Quando todos estão sentados e instala-se um necessário silêncio, o professor inicia suas atividades apresentando-se e falando sobre os propósitos de seu curso e das dificuldades de se trabalhar com adolescentes; apesar de ter marcado o mapa na lousa em diversos pontos, o professor despreza o material e propõe uma atividade diferenciada, pergunta aos alunos sobre a possibilidade de desenvolvimento de um projeto, mas não um simples trabalho escolar, algo que vá além, que gere consequências, que provoque transformações.
Questões para debate em sala de aula:
No filme A CORRENTE DO BEM observe os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.
1. As mazelas da sociedade
2. O caminho de Trevor ao ir embora
3. A violência e suas caras
4. O tipo de escola em que Trevor estuda
5. A mãe do garoto
6. As atitudes de Trevor
7. Desestrutura familiar
8. Preconceito
9. A fé em si e nos outros
Questões de Atividade Escrita:
1) Comente as seguintes frases abaixo:
a) " É só generosidade entre estranhos"
b) "Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele significa para vocês agora."
2) No seu ponto de vista:
a) O que é um "pensador global"?
b) O que o mundo quer de nós?
c) Somos livres?
d) Eu gosto do mundo que vejo?
e) E se o mundo for uma grande decepção?
f) Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?
g) É o esforço que vale nota?
h) "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?
i) "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.
Observações:
- Trabalho escrito com as respostas dos enunciados 1 e 2;
- Pode ser individual ou em grupo de três participantes;
- Observar no trabalho letra legível, coordenação de ideias, pensamentos, grafia das palavras deve ser manuscrito;
- O trabalho deverá conter Capa, introdução, desenvolvimento do roteiro e conclusão.
- Utilize sempre que necessário a Gramática e o Dicionário.
Pratique e torne-se um poliglota em nossa língua.
Bom trabalho, amores!