segunda-feira, maio 20

ADVÉRBIO

O advérbio é constituído por palavra de natureza nominal ou pronominal e se refere geralmente ao verbo, ou ainda, dentro de um grupo nominal unitário, a um adjetivo e a um advérbio (como intensificador), ou a uma declaração inteira. (BECHARA, 1999:287).
Advérbios são palavras modificadoras do verbo. Servem para expressar as várias circunstâncias que cercam a significação verbal.
Alguns advérbios, chamados de intensidade, podem também prender-se a adjetivos, ou a outros advérbios, para indicar-lhes o grau: muito belo (= belíssimo), vender muito barato (= baratíssimo). (LIMA, 1990: 174).
 
1. DEFINIÇÃO
Advérbio é a classe de palavras que:

a) Do ponto de vista sintático

Vem associada ao verbo, ao adjetivo ou ao próprio advérbio, podendo inclusive modificar uma frase inteira
Exemplos
  • O juiz morava longe.
  • O dia está muito calmo.
  • Falava muito bem.
  • Certamente, você saberá como proceder na hora oportuna.

b) do ponto de vista mórfico

É invariável
c) Do ponto de vista semântico
Denota circunstância de:
  • modo
  • tempo
  • lugar
  • dúvida
  • intensidade
  • negação
  • afirmação
OBS: A maioria dos advérbios modifica o verbo, ao qual acrescentam uma circunstância. Só os de intensidade é que podem também modificar adjetivos e advérbios.
2. CLASSIFICAÇÃO
Conforme a circunstância ou de acordo com a idéia acessória que exprimem, os Advérbios classificam-se em:
 
De dúvida: talvez, quiçá, acaso, porventura, certamente, provavelmente, decerto, certo, possivelmente,  casualmente, por certo, quem sabe

De lugar: abaixo, acima, adiante, ali, aqui, cá, atrás, dentro, fora, lá, perto, longe, algures, alhures, nenhures, antes, acolá, além, detrás, aquém, onde, aí,  aonde, debaixo, defronte, adentro, afora, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta

De modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, pior, melhor, acinte, ás pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em -mente: calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente

De tempo: agora, hoje, ontem, amanhã, depois, anteotem, já, sempre, amiúde, cedo, tarde, antes, ora, outrora, logo, primeiro, outrora, dantes, ainda, antigamente, doravante, nunca, então, ora, jamais, enfim, afinal, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia

De intensidade: muito, mui, assaz, pouco, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, demais, nada, em excesso, quanto, quão, tanto, assaz, que(equivale a quão), tudo, nada,  quase, de todo, de muito, por completo, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis)

De afirmação: sim, certamente, deveras, incontestavelmente, realmente, efetivamente, decerto, efetivamente, certo, decididamente,  indubitavelmente

De negação: não, jamais, nunca, nada, absolutamente, nem, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum
3. ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS
Usados em interrogações diretas ou indiretas.
São as palavras:
  • onde?
  • aonde?
  • donde?
  • quanto?
  • quando?
  • como?
  • por que?
  • para que?
OBS: O advérbio onde pode combinar-se com a preposição a (aonde) e com a preposição de (donde) e o uso de cada uma das formas pode ser descrita assim:
 
Onde: Indica o lugar em que se situa a ação verbal: Onde você mora?  
Aonde: Indica o lugar para o qual se dirige a ação verbal: Aonde você quer chegar?
Donde: Indica o lugar do qual parte a ação verbal: Donde você veio?  
Interrogação: Direta Interrogação Indireta
Quanto custa isto? Diga-me quanto custa isto.
Quando voltas? Querem saber quando voltas.  
Como sabes isto? Ignoro como sabes isto.  
Por que choras? Não sei por que choras.  
Para que estudas? Pergunto para que estudas.
4. LOCUÇÃO ADVERBIAL
Quando há duas ou mais palavras que exercem função de advérbio tem- se a locução adverbial que podem expressar as mesmas noções dos advérbios. É a expressão formada de preposição + substantivo, ligada ao verbo com função equivalente ao do advérbio. Iniciam ordinariamente por uma preposição.
De lugar: à esquerda, à direita, de longe, de perto, para dentro, para fora, por aqui, por ali, por aí...
De afirmação: por certo, sem dúvida...
De modo: às pressas, passo a passo, de cor, em vão, em geral, frente a frente, de soslaio, de chofre, de viva voz.
De tempo: de noite, de dia, de vez em quando, à tarde, hoje em dia, nunca mais, passo a passo, por miúdo.
OBS: Não confundir a locução adverbial com a locução prepositiva. Nesta última, a preposição vem sempre depois do advérbio ou da locução adverbial: Ex: perto de, antes de, dentro de..

Vamos começar nosso estudo analisando duas frases que contém advérbios.
  • Pedro bebe compulsivamente.
  • João compareceu pontualmente
É lícito dizer que compulsivamente indica o modo como Pedro bebe e que pontualmente particulariza a forma como João compareceu. Ou seja, as duas palavras estão modificando as ações denotadas nas frases. Diante disso, podemos dizer que em muitos usos, uma característica bem definida dos advérbios é funcionar como complementos frasais. Vamos adiante, analisando outra série:
  • Gisele desfilou linda.
  • Gisele desfilou muito.
  • Gisele desfilou muito linda.
Na primeira frase, linda modifica Gisele . Na segunda frase, muito modifica a ação denotada por desfilou . Na terceira frase, linda modifica Gisele , mas muito não modifica a ação do verbo, modifica sim, o adjetivo linda . Conclusão: advérbios podem modificar adjetivos. Vamos adiante.
  • Pedro dirige muito.
  • Pedro dirige muito bem.
Na primeira frase, entende-se que muito  quantifica a ação indicada na frase e explicitada pelo verbo. Já na segunda frase, se nos baseássemos no comportamento típico dos adjetivos, por exemplo, concluiríamos que Pedro dirige muito e bem. Mas não é o que acontece com os advérbios. A interpretação correta da frase é que Pedro dirige mais do que bem, dirige bem além da conta. O advérbio muito , nesse caso não modifica a ação do verbo, mas modifica o outro advérbio ( bem ). Esta é mais uma característica dos advérbios. Modificam outros advérbios.
Com essas análises, concluímos que advérbios podem complementar frases, além de modificar adjetivos e outros advérbios. Isso nos servirá como ponto de partida para nossa análise dos advérbios, uma classe difícil, cuja definição exige um esforço considerável. Para isso, teremos que levar em conta aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos.

Contraste entre adjetivos e advérbios

Estudando atentamente os adjetivos e os advérbios encontramos várias similaridades e convergências entre as duas classes, de tal forma que chega ser tentadora a idéia de tratá-las como subconjuntos de uma classe maior de modificadores. Essa conclusão surge da observação de séries como a apresentada a seguir:
  • A bailarina é linda.
  • A bailarina dança lindamente.
Observe que tanto linda como lindamente apresentam o mesmo radical, que ambas as palavras são modificadores e o sentido que portam é basicamente o mesmo nos dois casos exemplificados, ou seja, uma qualidade, a beleza, está sendo atribuída a uma pessoa e a uma ação respectivamente.

 

DICAS                          Índice

Não procure decorar os advérbios ou locuções adverbiais. O que faz com que uma palavra pertença a uma classe é a relação que ela estabelece com as outras.Por exemplo, a palavra meio pode ser advérbio, mas nem sempre o será.
Veja:
  • "Estava meio atrasado" (advérbio)
  • "Resolvi dar meia volta" (numeral)
  • "O meio universitário era favorável para a disseminação daquelas idéias" (substantivo)

ADJUNTO ADVERBIAL

  É a palavra ou expressão que acompanha um verbo, um adjetivo ou um advérbio modificando a natureza das informações que esses elementos transmitem. Por esse seu caráter, o adjunto adverbial é tido como um modificador. Pelo fato de não ser um elemento essencial ao enunciado, insere-se no rol dos termos acessórios da oração.
 
A modificação que os adjuntos adverbiais conferem aos elementos aos quais se liga na sentença é de duas naturezas: a primeira, de modificação circunstancial, e a segunda, de intensidade.
 

Exemplos:

Os candidatos foram selecionados aleatoriamente.
...[aleatoriamente: modifica o segmento verbal "foram selecionados"]
...[natureza do adjunto adverbial: modificador]

Os preços dos remédios aumentaram demais.
...[demais: intensifica o segmento verbal "aumentaram"]
...[natureza do adjunto adverbial: intensificador]

Os adjuntos adverbiais podem ser representados por meio de um advérbio, uma locução adverbial ou uma oração inteira denominada oração subordinada adverbial.

 

Exemplos:

Os ingressos para o espetáculo de dança esgotaram-se hoje.
...[hoje: advérbio = adjunto adverbial]
Acompanharemos de perto todos os teus passos!
...[de perto: locução adverbial = adjunto adverbial]
Eles sabiam que me magoavam com aquela maneira de falar.
...[com aquela maneira de falar: oração subordinada adverbial]
Frequentemente observa-se certa confusão estabelecida entre o adjunto adverbial expressado por uma locução adverbial e o objeto indireto. Isso se dá porque ambas as construções são introduzidas por uma preposição. Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga. Além disso, o objeto indireto é complemento verbal; já o adjunto adverbial pode ou não estar associado a verbos.

Exemplos:

Essa minha nota equivale a um emprego.
...[a um emprego: complementa o sentido do verbo transitivo indireto"equivaler"]
...[a um emprego: objeto indireto]
Estávamos todos reunidos à mesa.
...[à mesa: modifica a informação verbal "estávamos reunidos"]
...[à mesa: adjunto adverbial (de lugar)]
Fonte: www.nilc.icmc.usp.br
 
Adjunto Adverbial

É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.

Veja o exemplo abaixo:
 
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e adjunto adverbial de lugar.

O adjunto adverbial pode ser expresso por:
 
1) Advérbio: O balão caiu longe.
2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.

Observação: nem sempre é possível apontar com precisão a circunstância expressa por um adjunto adverbial. Em alguns casos, as diferentes possibilidades de interpretação dão origem a orações sugestivas.

Por Exemplo:
 
Entreguei-me calorosamente àquela causa.
É difícil precisar se calorosamente é um adjunto adverbial de modo ou de intensidade. Na verdade, parece ser uma fórmula de expressar ao mesmo tempo as duas circunstâncias. Por isso, é fundamental levar em conta o contexto em que surgem os adjuntos adverbiais.

 

Classificação do Adjunto Adverbial

Listamos abaixo algumas circunstâncias que o adjunto adverbial pode exprimir. Não deixe de observar os exemplos.

  Acréscimo

Por Exemplo:
Além da tristeza, sentia profundo cansaço.

 

  Afirmação

Por Exemplo:
Sim, realmente irei partir.
Ele irá com certeza.


Assunto

Por Exemplo:
Falávamos sobre futebol. (ou de futebol, ou a respeito de futebol).

 

Causa

Por Exemplo:
Com o calor, o poço secou.
Não comentamos nada por discrição.
O menor trabalha por necessidade.

  

Companhia

Por Exemplo:
Fui ao cinema com sua prima.
Com quem você saiu?
Sempre contigo irei estar.

   

Concessão

Por Exemplo:
Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.

 

  Condição

Por Exemplo:
Sem minha autorização, você não irá.
Sem erros, não há acertos.

 

 Conformidade

Por Exemplo:
Fez tudo conforme o combinado. (ou segundo o combinado)

 

Dúvida

Por Exemplo:
Talvez seja melhor irmos mais tarde.
Porventura, encontrariam a solução da crise?
Quiçá acertemos desta vez.

 

 Fim, finalidade

Por Exemplo:
Ela vive para o amor.
Daniel estudou para o exame.
Trabalho para o meu sustento.
Viajei a negócio.

 

Frequência

Por Exemplo:
Sempre aparecia por lá.
Havia reuniões todos os dias.

 

Instrumento

Por Exemplo:
Rodrigo fez o corte com a faca.
O artista criava seus desenhos a lápis.

 

Intensidade

Por Exemplo:
A atleta corria bastante.
O remédio é muito caro.

  

Limite

Por Exemplo:
A menina andava correndo do quarto à sala.

 

Lugar

Por Exemplo:
Nasci em Porto Alegre.
Estou em casa.
Vive nas montanhas.
Viajou para o litoral.
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)

 

Matéria

Por Exemplo:
Compunha-se de substâncias estranhas.
Era feito de aço.

 

Meio

Por Exemplo:
Fui de avião.
Viajei de trem.
Enriqueceram mediante fraude.

 

  Modo

Por Exemplo:
Foram recrutados a dedo.
Fiquem à vontade.
Esperava tranquilamente o momento decisivo.

 

 Negação

Por Exemplo:
Não há erros em seu trabalho.
Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.

 

 Preço

Por Exemplo:
As casas estão sendo vendidas a preços muito altos.

 

Substituição ou troca

Por Exemplo:
Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.

 

Tempo

Por Exemplo:
O escritório permanece aberto das 8h às 18h.
Beto e Mara se casarão em junho.
Ontem à tarde encontrou um velho amigo.
.
Fonte: www.soportugues.com.br